Larissa Salgado e a arte em desproporção

“Sou arte inacabada, linhas tortas em erradas proporções”.
Larissa Salgado, formou-se em Direito onde atuou por sete anos, deixou a área em prol da expressão artística. Sua sensibilidade para os temas do mundo lhe proporcionou uma veia autodidata. Longe de ser um erro, meramente uma escolha de percurso, seu estilo se moldou ao aprendizado informal, criando em sua obra um prisma de linhas e anatomia inusitadas. Como referido pela própria Larissa, sob o ponto de vista do artista, o erro é também uma forma de expressão e pode ser incorporado em uma visão de mundo que se pretenda originalidade em meio a uma produção massiva de repetições imediatas. Nesse sentido, o erro se converte para o artista na matéria da sua criação. Nas palavras da própria Larissa, “...linhas tortas também é arte, erradas proporções também é arte, nos cabe, portanto, juntar tudo isso, colocar nossa harmonia, nosso ritmo... e intitular como A NOSSA ARTE, ainda que inacabada, ainda que em construção, desacertada, desajustada, às vezes desequilibrada”.
Um breve passeio pelo seu perfil no Instagram já denota seu motivo principal, o eu feminino em linhas e formas. A mulher é desenhada sob diversas nuances, somente com linhas delicadas (em aquarelas criadas com café) ou então em um contraste brusco do preto em papel branco. É o eu feminino construído em desarmonia mas que revela na diversidade e na versatilidade do estilo uma realidade nem sempre tão evidente, a verdade de que a mulher são muitas, são várias, em uma variedade de formas e estilos. Assim como a arte em si, o eu feminino aí é criação espontânea de uma vontade de vida, uma potência, como diríamos, de ser quem és segundo um movimento sempre inacabado de construção da própria subjetividade. Sendo Larissa mulher e artista, quem poderia dizer onde acaba uma e começa a outra?
É acreditando nessa expressão da individualidade, de que cada um possui um estilo e tem o direito de expressá-lo, que a Ótica Globo, em parceria com Larissa Salgado, vem compartilhar um ensaio fotográfico com uma linda seleção de peças únicas para a expressão dos mais diversos estilos e tendências. Afinal, a moda também é arte e a escolha dos seus óculos também é uma importante forma de expressão. A Ótica Globo em suas seis lojas entre Cascavel e Toledo possui em seu acervo modelos que vão desde o tradicional e discreto até peças únicas para pessoas que buscam algo a mais.
Somos uma rede de lojas situadas no Oeste do estado do Paraná, mas que atende todo o Brasil. Buscamos inspiração em pessoas como a Larissa que possui uma expressão única e que, assim como nós mesmos, procura ganhar cada vez mais relevância naquilo em que se propõe fazer de melhor e que dá sentido para a sua vida. Enquanto a Larissa constrói seu sentido na produção artística, o nosso é bem atender para ser lembrado pelo apreço e pela qualidade na vida e na expressão de diversas pessoas. Creio não estar em desacordo com um dos lemas da nossa rede ao dizer que o material humano é o mais importante e fazendo o que gostamos nos tornamos sempre mais humanos.
Texto: Gabriel Drehmer @gabrieldrehmer92
Modelo: Larissa Salgado @larissasalgadoarte
Fotografia: Kimberly de Marchi Fotografia @kimdemarchifoto