Utilize o cupom 5OFF e ganhe 5% de desconto
26/01/2024

A saúde visual do seu animal de estimação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estamos sempre preocupados com a saúde e o bem estar de nossos animais de estimação, procuramos informações e buscamos cuidar de suas necessidades. No entanto, será que os animais, especificamente cães e gatos, podem desenvolver os mesmos problemas visuais que desenvolvem os seres humanos, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia? E se seu animalzinho tiver um problema visual, como você irá cuidar dele?

Para sanar essas dúvidas, falamos com o Dr Fabiano Brito dos Santos, médico veterinário que atende na Clínica veterinária Dr. Fabiano, em Toledo.

 O Dr. Fabiano nos fala que cães e gatos apresentam basicamente, os mesmos problemas que os seres humanos. No entanto, miopia, astigmatismo e hipermetropia não são diagnosticáveis em animais e não existe nenhum tipo de tratamento no mundo animal. Os bichinhos não são capazes de dizer se estão ou não enxergando, ou seja, infelizmente não é possível que seu cãozinho use um óculos de grau.

Entretanto, doenças como glaucomas, conjuntivite, ulcera, ceratocone e catarata afetam animas, do mesmo modo que afetam os humanos. Essas enfermidades são as mais frequentes e as mais tratáveis, pois são diagnosticáveis. Catarata, por exemplo, ocorre geralmente em animais idosos. Cães idosos da raça Poodle, em 99% dos casos, apresentam catarata, assim, esta é a raça mais propensa a desenvolver esse tipo de doença, tendo como tratamento, unicamente, a cirurgia.

Diferentemente de nós, que podemos e devemos usar óculos de sol para nos proteger de doenças visuais causadas pela ação nociva dos raios solares UVA e UVB, é mais difícil que seu cão ou gato use um acessório para proteger a visão. Nos Estados Unidos, existe uma firma especializada em óculos de sol para peludos, a Doggle. Mas, enquanto essa novidade não chega por aqui o Dr. Fabiano recomenda que alimentemos nosso cão com ração de boa qualidade e exercícios físicos que melhorarão a saúde e o bem estar do nosso melhor amigo. Se seu animal de estimação apresentar qualquer anormalidade, não deixe de fazer uma visita a um veterinário.

Texto e produção

Thassio Stevanelli

POSTADO: 02/06/2016

 

Ao usar esta loja virtual, você; aceita automaticamente o uso de cookies. Acessar nossa Política de Privacidade